História - Hotel Castelo Santa Catarina

Title1

História

Aliada à grande beleza da edificação, a origem do Castelo Santa Catarina tem inicio com uma história que remonta ao ano de 1887, altura do seu primeiro registo predial, quando se dá inicio, numa primeira fase, à construção da capela privada em honra de Nossa Senhora da Conceição, sendo o torreão construído posteriormente.

Este ediİcio foi mandado edificar pelo Comendador Antonio Pimenta da Fonseca, ilustre industrial téxtil de reconhecimento internacional.

O Comendador decidiu construir este espaço para habitação privada familiar, tendo tambem o intuito de receber os seus convidados e ostentar o seu poderio económico-social.

Rodeou-se dos melhores arơfices da época com o objeƟvo de enaltecer a beleza do produto final. Nesta casa o comendador viu nascer a sua filha e assistiu ao infortúnio da morte da sua primeira esposa.
Continuou a habitar o castelo e aqui casou uma segunda vez. Após o seu falecimento, a sua esposa e a primeira filha não se entenderam e decidiram Ɵrar tudo o que se encontrava dentro da capela e do castelo, deixando ao abandono a propriedade durante longos anos.
Em 1969, Joaquim Teixeira Brás, empresário hoteleiro, vendo uma clara oportunidade de negócio na exploração deste magnifico espaço e reconhecendo nele caracterísƟcas ímpares para o tornar um hotel de 5 estrelas, decido adquiri-lo.
A transformação em hotel de cinco estrelas nunca viria a acontecer, por motivos que lhe foram alheios, nomeadamente os tempos conturbados da época da revolução de abril de 1974 e anos subsequentes. Não desistindo da ideia de abrir o Castelo à cidade, decidiu avançar com a abertura, na altura como residencial, chamando para o seu lado o seu filho, João Brás.
Não foi facil manter um espaço com tanta história, preservando-o e adaptando-o às exigências dos tempos modernos. Este esforço foi reconhecido pela Cidade do Porto, que o classificou como Ediİcio com interesse patrimonial e arquitetónico.
Joaquim Teixeira Brás faleceu subitamente em 1999, deixando nas mãos do seu filho a tarefa de conƟnuar o legado. Em 2008, João Brás torna-se o legiƟmo proprietário do ediİcio.
Esta data simbolia uma nova fase para o Castelo Santa Catarina. A constante requalificação do espaço tem-no tornado num espaço agradável, onde a tradição se alia à modernidade. Um local de excelência, no centro de uma grande cidade.